Título da Redação: O misticismo do laico

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Larissa Jakuboski


A maior e mais conhecida característica brasileira é a sua miscigenação. Em pequenos ambientes como uma sala de aula já é possível ver as diferenças físicas entre as pessoas. Tais heterogeneidades são apenas a capa de características ainda mais divergentes: a cultura. Palavra tão admirada e cortejada por aqueles com mais estudo, mas que na prática não é nem de longe tão apreciada.
Estima-se que o Brasil sofreu influência de mais de seis culturas distintas em sua formação história, sem contar as mais atuais. A imagem cognitiva que se forma se assemelha a um arco-íris, uma fusão de cores vibrantes que unidas constituem uma paisagem ainda mais bela. Não é preciso muito para saber que isto não é real.
Assim como a colonização portuguesa repreendia partes desta influencia, em especial as crenças carregadas, os brasileiros ainda censuram as religiões que não são a padrão do Brasil. Já que o país é denominado laico e não pode interferir nesse tema, os próprios crentes se unem para acabar como que consideram pagão.
A miscigenação, portanto, não se solveu direito. Ainda é possível identificar as camadas da mistura e ver um elemento tentando desintegrar o outro. Apesar da Lei que prevê a criminalização da intolerância religiosa vigar desde 2007, ainda há uma falha prejudicial no que diz respeito à conscientização da população e vistoria do governo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018