Título da Redação: O paradoxo do Estado Laico

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Binho Galdino


A religião surgiu junto com a humanidade. Ao buscar respostas para as questões existenciais, o homem ligou-se ao divino. A história nos retrata que as primeiras civilizações do crescente fértil, à exceção dos hebreus, eram politeístas e viviam em guerras para demonstrar a supremacia de seus deuses. Muito tempo se passou e as religiões ainda se digladiam em busca de fieis, o que torna importante a discussão de até onde vai a liberdade religiosa.

O Cristianismo, sem dúvidas a religião de maior influência da atualidade, aportou em terras brasileiras no período pré-colonial, quando os portugueses trouxeram consigo catequistas que objetivavam converter mais pessoas ao Cristianismo. Em muitos momentos, à respeito da Santa Inquisição, a Igreja Católica, utilizou-se de métodos violentos para oprimir outras denominações religiosas e afirmar a supremacia Cristã.

A constituição garante a laicidade do Estado, ou seja, separação total entre governo e igreja. Isto é posto em cheque muitas vezes, pois boa parte dos órgãos públicos ostentam orgulhosos símbolos que remetem à um único dogma, em detrimento de outras vertentes religiosas, como as de matriz africana, que são tratadas com desdém e não possuem representatividade política.

Tem-se visto nos últimos tempo um desrespeito às religiões não dominantes, como forma de propagação de uma fé verdadeira, visto que termos como candomblé e macumba são tidos como ofensivos pela maior parte da população. A educação básica, onde são formados os cidadão, deve educar para a diversidade apoiada pelos gestores em suas esferas, pois assim, poderemos dignificar todas as condições humanas sejam elas de luz, amém ou de axé.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018