Título da Redação: O Preconceito Sem Limites: Da sociedade açucareira aos dias atuais.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Matheus Adonai


Sabe-se que o Brasil é o país que possui mais discriminação religiosa no mundo. Segundo Pesquisas do jornal "Folha de São Paulo", 75% dos entrevistados possuem algum tipo de rejeição religiosa o que afeta diretamente a moral e em casos mais graves até o físico. Devido a onda de rejeição e a falta de compreensão e respeito presente na sociedade atual se faz a pergunta: Donde vem essa discriminação e quais são os métodos para combatê-lá?
É notório que essa negação religiosa tem origem há alguns séculos atrás, mais precisamente na sociedade açucareira. Temos a casa grande,a senzala, os engenhos de açúcar e em destaque a capela que demonstrava a importância do cristianismo na época. A intolerância é perceptível com a chegada dos negros africanos que possuíam sua própria religião (o candomblé) e não era aceita pelo senhor de engenho obrigando assim o escravo rejeitar suas origens espirituais. Porém, isso não os impediu de praticar, mesmo que secretamente suas danças (a capoeira) e suas orações.
No século XXI, certamente ocorre a desenfreada intolerância herdadas do passado com extrema violência física e moral, como também pode e deve ser combatida através da educação e da consciência de que todos têm a liberdade religiosa: O direito de ter uma religião e crer num ser divino, independente do pensamento do próximo. Isso, de fato, é algo particular que deve acima de tudo ser respeitado por outrem.
O preconceito sem limites, a grande discriminação que existe nas diversas religiões do mundo gerando agressões físicas e morais devem se extinguir. É necessário que os laços entre esse passado obscuro da história seja esquecido, como também a educação familiar deve caminhar paralelamente nesta questão. Sejam elas através de livros, convivência social e explicando para o futuro cidadão de bem que é preciso encarar as diversidades para que ,de fato, o mundo viva em harmonia e sem intolerância.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018