Título da Redação: O processo de tratamento do preconceito religioso

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Manguito


A palavra intolerância possui como alguns dos seus significados a não aceitação e impossibilidade de “digestão” ou processamento. Por exemplo, no corpo humano existe a enzima chamada Lactase que é responsável pela quebra da Lactose presente no leite e seus derivados, mas grande parte da população não possui essa enzima o que pode causar certa irritação em todo o organismo, pois o mesmo não consegue entender e aceitar a Lactose. Não muito diferente desse processo, a intolerância religiosa é a não aceitação e até violência física ou verbal, porém, esse tipo de deficiência não é tratado com algum fármaco e sim pela aplicabilidade das leis e o ensino das religiões como cultura.
Entretanto, a execução das leis no Brasil ainda precisa melhorar. Muitos saem impunes e aqueles que são detidos sofrem pena branda, o que é uma injustiça. O M. Luther King disse certa vez “Uma injustiça em um lugar qualquer ameaça a justiça de todo lugar”. Nenhum caso comprovado de intolerância religiosa motivado pelo ódio deveria ser deixado de lado sem uma conclusão justa. O que poderia aumentar ainda mais o número desse tipo de crime.
Porquanto, a cada dia que passa mais diversificada fica as religiões no Brasil, pois o país é reconhecido mundialmente pela diversidade cultural. Aceita a todos, independentemente de nacionalidade, raça, cor ou religião. Por isso deveria ser incluído o ensino das religiões no ensino fundamental e médio, porque assim o preconceito será combatido através da atenuação da ignorância, mas deve ser ensinado com intuito de informar e não doutrinar.
Fica claro, portanto, que a luta contra a intolerância religiosa é algo que deve ser combatido intensamente pelo Estado que deve investir no treinamento de Policiais Militares, Civis e Municipais para agir de forma eficiente nos casos de intolerância para que a sociedade sinta a proteção do Governo. E as ONGs e Escolas devem incentivar o ensino das religiões para informar de forma clara as diferenças e semelhanças das diversas crenças para assim iniciar o processo de tratamento do preconceito religioso.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018