Título da Redação: O saber conviver com as diferenças

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Priscila Oliveira Lemos


Antes da imigração dos portugueses, à terra que mais tarde nomearam de Brasil, os índios já havia seus rituais de adoração a deuses, porém com a chegada dos novos habitantes foram introduzidos novas formas de pensamentos e adorações, principalmente o catolicismo que até hoje é predominante no mundo. A convivência desde então tornou-se difícil, pois cada religião possui seus costumes e doutrinas, que devem se adequar com a realidade e o respeito ao próximo.
O artigo nº 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos enfatiza que cada pessoa tem o direito a liberdade de pensamento, consciência e religião, sendo assim, todos devem estar cientes que independente de crença, o homem deve ser respeitado pelas suas escolhas. Infelizmente, a intolerância religiosa também pode estar ligada ao racismo, como por exemplo, o candomblé, religião que provém da cultura africana, são pessoas vistas por alguns como inferiores. O Brasil é um país democrático e laico, que, por sua vez, deve ser inadmissível a descriminação, pois nele também há muitas diferenças culturais, aonde pessoas podem expressar-se de forma livre, mas cuidar-se para não agir preconceituosamente.
Brasil, país que contém regras e leis que devem ser cumpridas, porém a intolerância religiosa, muitas vezes, é vinda de casa, ensinamentos que são passados as crianças pelas pessoas que as quais os cercam e convivem. Portanto, a ética e a moral deve ser estabelecida no âmbito familiar, para que, fora dali, as pessoas possam transmitir respeito instantâneo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018