Título da Redação: Opiniões que se divergem

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


No Brasil, há quem condena o indivíduo apenas por ele ter opção religiosa divergente a sua. Condenação esta que, na maioria das vezes fere a moral e os ideais do mesmo. Mas até que ponto pode haver liberdade de expressão religiosa?
Em primeiro plano, a nação brasileira é considerada laica – que não está sujeita a uma religião -, porém, certo grupo de indivíduos não tolera à crenças que julga ser errônea. Passando então a persegui-lo, insultando ou agredindo-lhe de maneira incrédula. É inaceitável que existam pessoas preconceituosas e intolerantes. Logo, todos têm a liberdade de seguir a religião que escolher para si, cabendo ao próximo não obrigatoriamente aceitar, mas sim respeitar.
Em segundo plano, há algumas principais manifestações religiosas que são frequentemente repudiadas pelos que não as seguem, entre elas: Candomblé, Espiritismo, Hinduísmo, Judaísmo, dentre outras. Tais religiões sofrem perseguições e intolerância de pessoas que julgam-lhes errôneas. Como o fato publicado recentemente no site G1, em que uma menina candomblista de 11 anos que retornava à sua casa após um culto, foi apedrejada por dois homens. É necessário que as autoridades governamentais invistam em punições ágeis e severas para que fatos como este não se repitam.
Há também pessoas que acreditam em que: para serem fiéis à sua religião é preciso manifestá-la de maneira agressiva – protestando, repudiando qualquer outra religião-, para que todos os vejam e possivelmente sigam os mesmos ideias. Desencadeando conflitos e inimizades entre credos. O conceito no qual a religião, teoricamente proporcionaria a paz entre seus integrantes, torna-se incerto.
Por conseguinte, é de suma importância que cada indivíduo respeite a crença e a religião do próximo, proporcionando consequentemente a redução dos conflitos de cunho religioso e mantendo a paz entre a nação. Como disse Albert Einsten: “A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos”.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018