Título da Redação: Oração e preparo

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Fernando Jefferson


De 2013 para 2014 os dados estatísticos relacionados à intolerância religiosa mostram que houve uma queda percentual do número de denúncias de discriminação religiosa. Apesar disso, ao mesmo tempo que continuamos rezando nas igrejas e cultos populares do país pelo melhor de nossa sociedade, devemos também nos prepararmos para o pior que pode vir a ocorrer em nosso meio social.
É válido enfatizar os casos recorrentes de violência praticados no Oriente Médio contra adeptos de religiões diferentes da islâmica. Recentemente, foi anunciado pelo grupo terrorista Estado Islâmico a implantação de um "Califado" - Estado autoritário cujas leis são baseadas no Alcorão, livro sagrado dos mulçumanos - a fim de erradicar outras formas de credo por meio da via militar. Em outras palavras, os que não são mulçumanos naquela região tem de se converter ao Islamismo ou de acordo com a "Sharia", lei islâmica, serão punidos com a morte. Esse é um fato concreto que corrobora o imensurável mal que pode ser causado pelo despotismo religioso.
Diante dessa realidade do mundo contemporâneo, o solo verde e amarelo embora menos radical em termos religiosos, não está isento desses acontecimentos uma vez que apresenta amiúde nos jornais impressos e mídia audiovisual casos de aversão e repúdio aos praticantes de crenças afro-brasileiras como o Candomble. Uma intervenção de efeitos imediatos com a finalidade de alterar esse panorama é a realização de reuniões periódicas feitas por líderes religiosos a fim de entrarem num consenso referente ao respeito e apaziguamento entre fiéis de religiões distintas.
Fica evidente, portanto, não só cada um permanecer adorando suas divindades, mas também agir para extinguir a intolerância religiosa da comunidade brasileira. Para tanto, além da medida mencionada deve-se em consonância com ela conscientizar a população a partir da infância com a ajuda tanto dos pais, nos ensinamentos diários de sua prole, como com o auxilio da escola, por meio de conteúdo didático, ministrado por professores capacitados. Ademais, cada indivíduo como membro integrante da sociedade deve tomar a iniciativa de tolerar a religião alheia, garantindo assim a nossa preparação para o pior.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018