Título da Redação: Os caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


No poema," no meio do caminho,tinha uma pedra" de Carlos Drummond de Andrade, vê-se que a "pedra" representa simbolicamente um obstáculo na trajetória do eu lírico. Tal metáfora na realidade brasileira pode ser associada a intolerância religiosa no Brasil. Isto porque o referido é bastante discutido e ainda persiste no meio social. Logo,é de suma importância analisar a interferência deste na sociedade.
É válido ressaltar que a não tolerância é um ato antigo.A princípio, com a chegada dos portugueses no Brasil, eles trouxeram os jesuítas para "catequizar" os índios,subjugaram sua cultura e suas crenças religiosas,impondo-lhes a cultura tida como superior. Além disso, essas práticas intolerantes também se instalaram no decorrer da 2° guerra mundial. Pois, nos holocaustos os judeus foram os mais perseguidos e destinados à morte.
Todavia,essas práticas perduram pelos dias atuais. Mesmo com a laicidade do Estado brasileiro garantida na Constituição,discriminações,preconceitos e violências são bastantes recorrentes na atualidade. As quais são destinadas em sua maioria às religiões de matrizes afro-brasileiras,retomando um preconceito acerda das pessoas com raízes africanas. Tais intolerâncias estão associadas à agressões físicas e morais,causando danos tanto psicológicos quanto físicos para as vítimas. Desse modo,contrapõe-se outro direito da Constituição federal: a liberdade de expressão.
Portanto,medidas são necessárias para atenuar o impasse. O Poder Judiciário junto com o Ministério da cultura deveria investir na fiscalização do cumprimento do artigo 208 do Código penal,aplicando pena financeira aos que desrespeitarem. Assim como também o Ministério do Desenvolvimento Social poderia arrecadar uma parcela do impostos recebidos e os destinar à realização de palestras,propagandas midiáticas e eventos,para disseminar os ideais de respeito e reconhecimento da pluralidade religiosa no Brasil. E conseguinte poder se retirar as pedras do caminho.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018