Título da Redação: País de muitos, religião de poucos

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Daniela Moitinho


O Brasil, desde a sua colonização, é um país de católicos. Até mesmo os índios, nativos do país, foram convertidos pelos jesuítas, pois sua crença era considerada inferior à européia. Outras religiões, como o candomblé, a umbanda e o espiritismo, são negadas e seus seguidores são alvo de preconceito, agressões e humilhação pública.
A religião ainda rege os princípios morais do país, indicando aquilo que é certo e errado, apesar de ele ser laico. Por exemplo, a aversão à união homoafetiva, na maior parte das vezes, tem base religiosa, já que a igreja católica - frequentada pela maior parte do povo brasileiro - não reconhece esse tipo de relação. O Brasil é um país rico em manifestações culturais e religiosas, porém muitos indivíduos não respeitam as diferenças. A atual Constituição, Constituição Federal de 1988, assegura a liberdade de opinião e a possibilidade de livre escolha de crenças.
O país que mais deveria mostrar harmonia e aceitação, pela alta diversidade entre o povo, ainda é bastante imaturo em relação ao exercício de plena liberdade de escolhas. Uma garota de 11 anos de idade foi agredida à pedradas em via pública após o culto do Candomblé, apenas por estar em um grupo que estava vestido de branco, e um médium foi encontrado morto com sinais de espancamento em seu centro espírita, estes atos mostram que muitas pessoas ainda sofrem pelo preconceito presente em sua sociedade. A inferiorização de outras crenças não é algo que aconteceu apenas na época da colonização, mas continua até hoje.
A intolerância religiosa entre cidadãos é algo bastante hipócrita em um país laico que assegura as liberdades de escolha de seus cidadãos. A conscientização do povo é necessária para que todas as pessoas tenham direito de possuir suas crenças sem medo de sofrer exclusão ou algum tipo de agressão física. Campanhas e projetos em escolas são boas formas para atingir famílias e a mentalidade dos jovens estudantes, que cuidarão das próximas gerações.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018