Título da Redação: Pela crença ou pela religião?

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Thayline Coelho


Todo mundo crê, seja em Deus, Allah, orixás ou até mesmo na inexistência desse "ser superior" tão idealizado. A divisão dessas crenças se dá em religiões, cristianismo, budismo, espiritismo, judaísmo, umbanda, candomblé e outras que se encontram espalhadas no Brasil. Entretanto, existe a necessidade de converter a população e repassar os ensinamentos à certas religiões, como acontece na ideologia do colonialismo. As disputas religiosas, confrontos, violências em nome da religião seria então realmente para defender uma crença, ou apenas pela valorização e dominação de uma religião?
Na busca de novos seguidores, no momento de espalhar certo conhecimento e crença, é comum ocorrer uma divergência de perspectiva, que pode tomar um caminho agressivo, essa falta de sensibilidade em se posicionar no lugar do outro para compreender suas crenças leva à intolerância e visão preconceituosa do diferente. Ao afirmar uma religião como certa, automaticamente se considera que todas as demais são erradas. No meio das discussões de qual deve ser a religião do outro, a religião mais correta, o objetivo de converter e ensinar passa a ser de dominação e ganha um olhar etnocêntrico e aí fica evidente uma disputa de poder.
A disputa de poder, a busca pelo status de mais correta, faz com que ocorra exclusão, violência e esse sentimento de rivalidade acaba sendo repassado de apenas um individuo para toda a comunidade religiosa que acaba por perpetuar a intolerância, podendo por vez, ir contra as suas próprias doutrinas. Ao analisar o que é repassado no ensinamento religioso é dizer que no geral, todos creem no amor, na caridade e no respeito, justamente o oposto da intolerância que passa a ser disseminado. Conclui-se então, que a defesa da crença é na verdade uma tentativa de dominação disfarçada.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018