Título da Redação: PELO SUPORTE (minha redação do enem ;))

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Irineu


Durante o século XVIII,surgiu na Europa um movimento cultural conhecido como Iluminismo, onde os grandes intelectuais da época davam os primeiros passos sobre o respeito às diferentes práticas religiosas. Contudo, no Brasil hodierno, algumas barreiras ainda persistem em dificultar a tolerância aos diferentes credos. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas que impedem o combate efetivo da intolerância religiosa na sociedade brasileira.
É indubitável que a insuficiência de políticas públicas esteja entre as causas do problema. Segundo o artigo 208 da constituição, escarnecer alguém por motivo de crença é considerado crime. No entanto,devido a falta de centros de atendimento,muitos desses crimes não são denunciados,em grande parte por falta de conhecimento da população. Segundo Sócrates, só existe um mal,a ignorância. Dessa forma,a população precisa de mais meios para conhecer os seus direitos.
Outrossim, a questão do preconceito agrava a situação. Por não saber lidar com as diferenças, muitas pessoas partem para agressões e ofensas, partindo da ideia de que só a sua religião é a correta. De acordo com o físico Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que acabar com o preconceito. Desse modo,é visível que o problema a ser combatido e algo desafiador.
Dessarte,é notório que medidas precisam ser tomadas para resolver o impasse. Em relação às políticas públicas, é necessário que o Governo Federal crie delegacias e centros de atendimentos especializados em crimes religiosos para aumentar as denúncias, a fim de acabar com essa prática. A mídia,por sua vez,pode ajudar nessa questão divulgando esses centros de atendimento em seus programas e propagandas, para que todos possam ter conhecimento de seus direitos. Além disso,o Ministério da Educação deve realizar palestras nas escolas, ministradas por professores especializados, mostrando a importância de se respeitar todas as religiões. Dessa forma,continuaremos os trabalhos dos iluministas erradicando e combatendo a intolerância religiosa.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018