Título da Redação: Perigos da doutrinação religiosa.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


No Brasil, com achegada dos portugueses por volta de 1500 a.c. Houve a imposição religiosas do Cristianismo aos milhares de índios que aqui viviam, fazendo com que muitos optassem pela morte a deixar suas religiões por outra desconhecida. Para evitar essas situações, a ONU declarou-se contra esses tipos de atitudes propondo um "respeito universal" as religiões. Porem, fora do papel a realidade é outra.
A religião na maior parte das vezes é benéfica a sociedade, suprindo um papel do Estado, porem devido a negligência deste pode levar a situações horríveis. Com o alto nível de criminalidade aumentando no Brasil, a religião suprindo uma incompetência do Estado, ajuda a tirar das ruas pessoas com dificuldades sociais, a fim de evitar que estas entrem no mundo da criminalidade. Porem, devido a ausência de uma fiscalização do Estado, muitas dessas entidades religiosas se utilizam deste meio como foma de doutrinar pessoas, gerando um ódio e intolerância a outras religiões.
Desta forma, esta intolerância religiosa gera uma grave situação no país, podendo até mesmo ocasionar em assassinatos. No ano de 2015 acorreu um atendado em Paris, na França, tendo como consequência a morte de dezenas de pessoas, sendo este um claro exemplo do ponto em que a intolerância religiosa pode chegar se não tratada, já que em nosso país, segundo a Secretaria de Direitos Humanos, os casos de denuncias a discriminação religiosa aumentaram cerca de 69% de 2014 a 2015.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Como já dizia Immanual Kant "o individuo é aquilo que a educação faz dele". Portanto, o governo Federal deve destinar uma maior parcela de impostos para o Ministério de Educação, a fim deste tornar obrigatório aulas sobre educação religiosa nas escolas, de modo que mostre aos alunos as diversas religiões existentes e o respeito obrigatórias a todas. Ademais, deve-se criar órgãos públicos destinados a fiscalização de doutrinações religiosas, com o intuito de coibir a disseminação do ódio religioso.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018