Título da Redação: Praticando o respeito

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Mariela Bonizio


Colonização. Missões jesuíticas. Catequização dos índios. Esses são fatos que mostram que, desde a sua formação, o Brasil convive com a imposição e a intolerância religiosa, apesar de ser um país miscigenado. Nesse sentido, é necessário analisar os fatores que corroboram com a ocorrência desse comportamento e buscar alternativas para erradicá-lo, visando uma relação harmoniosa entre as religiões.
Nosso país é marcado por sua miscigenação. Indígenas, europeus, africanos e asiáticos contribuíram com a sua formação, fazendo da cultura brasileira resultado de um processo de aculturação. Sendo assim, diferentes doutrinas foram desenvolvidas, abrindo espaço para o preconceito entre os praticantes de crenças distintas.
Essa discriminação, inclusive, ganha contornos ainda mais drásticos quando aliada à violência. Em diversas partes do mundo, grupos fundamentalistas, como é o caso do Estado Islâmico, tentam impor seus princípios e ideologias de forma extremamente violenta, desrespeitando a fé e a vida alheias. Já no Brasil, apesar de grupos extremistas não existirem, fiéis e ateus ainda sofrem agressões por expressarem suas crenças - ou a falta delas -, como aconteceu com uma menina de 11, no Rio de Janeiro, que foi apedrejada, por pessoas que seguravam bíblias, após sair de um culto de candomblé.
Além disso, é preciso avaliar a laicidade do Estado brasileiro, prevista na Constituição de 1988. De acordo com a lei, o Brasil não possui religião oficial e a União, os estados e os municípios são proibidos de estabelecerem relações de dependência com igrejas e cultos. Dessa forma, o fato de a população brasileira ser majoritariamente católica, não justifica a presença de símbolos pertencentes a essa religião em obras e prédios públicos, uma vez que o governo deve respeito aos ateus e aos diversos credos que fazem parte da nossa sociedade.
Fica claro, portanto, que a nação brasileira ainda é imatura na prática da liberdade religiosa, sendo necessária a tomada de medidas para eliminar a intolerância. Para isso, é preciso que o Estado torne-se, de fato, laico e promova campanhas que exaltem a diversidade cultural do Brasil. Além disso, é fundamental que os órgãos responsáveis punam, de forma mais severa, os atos intolerantes, e que a mídia, como formadora de opinião, produza debates acerca da variedade religiosa, evidenciando a importância de se respeitar as diferentes doutrinas. Por fim, é imprescindível que escola e família ensinem e propaguem valores, como o respeito e o amor, para que os indivíduos pratiquem suas religiões , mas não tentem impô-las aos outros.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018