Título da Redação: Preconceito Religioso no Brasil

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por bibi


É extremamente intrigante como o preconceito religioso ainda permanece evidente no Brasil, um país que, desde sua colonização, apresenta fusão de culturas distintas. Será que nunca aceitaremos que fazemos parte de uma mistura de tradições e crenças? O fato é que a religião é relacionada a contextos históricos de forma negligente por grande parte dos brasileiros.
Em 1500, com o início da colonização do Brasil, originou-se um processo de fusão cultural entre índios nativos, portugueses, holandeses, africanos, entre outros povos. Isso prova a diversidade de religiões e crenças que presenciamos atualmente. A presença de uma maioria católica no país se justifica por esta já ter sido a religião oficial do Brasil quando império, portanto, isso não denota um grau de importância religiosa, mas sim uma herança histórica. Tal acontecimento é inviável nos dias atuais já que fere os diretos humanos.
Muitos brasileiros associam a religião a acontecimentos históricos de forma imprudente. As guerras árabe-israelenses, por exemplo, além de ser uma disputa territorial é, também, uma disputa religiosa, e isso já foi o bastante para que muçulmanos, no Brasil, fossem chamados de terroristas. Isso, além de insensato é um preconceito religioso e cultural, e é comum presenciarmos esses tipos de insultos e até agressões físicas. Por isso, é necessário que haja maiores intervenções educacionais, por parte do governo, que contribuam com informações acerca dos diferentes tipos de religiões que fazem parte de nossa cultura.
É importante que a sociedade também colabore para a diminuição do preconceito religioso. A cooperação pode ser feita através de compartilhamento e discussão de experiências e crenças com alunos e professores nas escolas e com funcionários nas empresas, por exemplo. São as pequenas atitudes, praticadas continuamente, que podem fazer um Brasil melhor.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018