Título da Redação: Quadro negro

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Eduardo Baltazar Niesciur


Conflitos religiosos são cada vez mais comuns no mundo contemporâneo , prova disso são as atrocidades cometidas pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) em nome do seu Deus - Alá. No Brasil, porém, disputas religiosas não são radicais como no exemplo citado, mas o preconceito e até mesmo a violência motivada pela religião não são raridades no país. Contudo, a Constituição Brasileira determina que não deve ocorrer discriminação, seja essa por qualquer motivo - por exemplo cor, etnia e religião -, contudo esse é o grande desafio da nação: saber conviver com o diferente.

A conquista da sonhada liberdade de expressão, inicialmente defendida por filósofos iluministas e atualmente assegurada por constituição no Brasil, parece perder força em pleno século XXI. Atitudes da própria sociedade, no sentido da intolerância, são as responsáveis por esse fato. O grande número de casos relacionados a opressão e ao preconceito, é a grande prova disso.

O direito de ir e vir é equivalente (ou deveria ser) ao da escolha de uma religião. O ateu não identifica-se com nenhum Deus, o cristão acredita em Jesus Cristo, o hindu crê em vários deuses, o evangélico prega a rigorosidade. Exemplos esses não deveriam causar qualquer repulsão ou ideia de opressão, pois o indivíduo é livre para fazer suas escolhas e cabe a sociedade a tolerância em relação a essa escolha.

Dessa forma, portanto, é inaceitável que exista intolerância religiosa. Para mudar essa realidade, as Igrejas deveriam pregar a ideia de compreensão aos seus seguidores, para com outras religiões. Por fim, a conscientização do indivíduo é de primordial importância, aprendendo a aceitar o diferente. Só assim, a sociedade brasileira poderá reverter esse quadro negro da intolerância.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018