Título da Redação: Quando nosso Deus se torna errado.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Daniel Carvalho


Em Roma a intolerância mostrou-se presente com a imposição do catolicismo aos romanos e no Brasil não foi diferente em relação aos índios, que eram forçados a se catequizarem. Com isso, é notável que essa problemática persiste há séculos e hoje, encontra-se em seu ápice de extremidade na sociedade brasileira.
Em primeiro lugar, é importante pontuar que, apesar de leis que combatam essa intolerância, o problema é, muitas vezes, banalizado e encarado através de julgamentos moralmente religiosos. O que evidencia a deficiência do sistema judicial brasileiro, que tem em seus tribunais a imagem de uma entidade cristã, além de sugerir um papel de enfeite a laicidade da constituição.
Além disso, é claramente visível que a problemática não é referente apenas a uma vertente religiosa, como mostra uma pesquisa da Comunidade Negra Religiosa do Brasil, onde aproximadamente 65℅ das pessoas de religiões afro-brasileiras, 19 das evangélicas e 16 das outras religiões afirmam sofrer com intolerância online. Mostrando que esse preconceito, apesar de atingir religiões de maioria no Brasil, afeta mais as de minoria, como Umbanda e ocasiona em fatos como o da menina apedrejada por evangélicos no Rio de Janeiro.
É necessário notar também que a representação política do cristianismo no Brasil mostra-se forte e tem, inclusive, um grupo de políticos cristãos dedicados a lutar por leis que favoreçam suas igrejas, como é o caso da bancada evangélica. Por outro lado, as outras religiões limitam-se a pouca representatividade, o que dificulta a luta por direitos iguais e culmina na falta de visibilidade.
Portanto, é de fundamental importância que o Governo Federal, junto a mídia e as escolas criem campanhas que defendam a diversidade religiosa e destruam esteriótipos pré formados de todas as religiões, imparcialmente, para que a sociedade crie senso crítico. Além disso, é necessário que as pessoas ponham esse senso crítico em prática e entendam que suas crenças não diminuem as crenças do outro. Assim, parafraseando Ghandi, elas serão a mudança que querem no mundo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018