Título da Redação: Raízes da Intolerância

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


No que se refere à intolerância religiosa no cenário atual brasileiro, notam-se vários tipos de violência e discriminação com os praticantes de crenças menos populares no país. Dessa forma, é válido analisar que o problema persiste por possuir raízes históricas e ideologicas.
Desde a colonização, uma certa religião foi imposta. Os jesuítas chegavam ao país com o objetivo de impor o cristianismo como religião para os indígenas. Essa atitude possui reflexos na sociedade contemporânea, onde a maioria da população é cristã. Assim, a intolerância aos outros cultos também prevaleceu, causando violência física, verbal, discursos de ódio e tratamento diferenciado por parte de alguns indivíduos.
"Piadas envolvendo o cristianismo não são toleradas, mas a frase 'chuta que é macumba' é dita por todos e ninguém acha estranho." Essa frase da cantora e atriz Clarice Falcão retrata a ideologia adquirida pelo povo brasileiro. O narcisismo eleva a discriminação com os fiéis de algumas religiões, principalmente com os adeptos de crenças provenientes da cultura africana. Assim, a ideologia é que só há uma religião certa, que é a que o próprio indivíduo acredita.
Desse modo, fica claro como a intolerância afeta negativamente a vida das minorias religiosas. Para minimizar o problema, seria interessante que as escolas incluíssem aulas sobre religião, fazendo com que os alunos aprendessem sobre diversas crenças e não saber só sobre a sua. Além disso, a mídia poderia incluir a intolerância religiosa em comercias novelas e séries. Por fim, a família deve parar de transmitir valores que cultuem o ódio de certas religiões, visto que as crianças absorvem muito de seus pais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018