Título da Redação: Redação do ENEM - Sem título

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Desde sua gênese, o Brasil é caracterizado por uma diversidade cultural que condicionou o contato entre as mais diversas religiões. Infelizmente, tal interação foi muito marcada por princípios etnocêntricos, o que fomentou o surgimento da intolerância entre os povos com diferentes crenças. Nesse contexto, faz-se válido analisar os caminhos a serem seguidos a fim de combater essa discriminação.
De fato, a intolerância religiosa é um problema existente no Brasil desde o período colonial. Em 1530, os padres jesuítas advindos de Portugal condenaram os cultos indígenas, ligados à adoração dos elementos da natureza, e obrigaram os ''filhos de Tupã'' a adotarem o cristianismo. Posteriormente, as religiões de matrizes africanas, como a Umbanda e o Candomblé, também sofreram com tal discriminação, uma vez que os portugueses, de maneira descabida, associaram-nas ao satanismo. Dessa forma, por meio de ideias etnocêntricas, tal patrimônio cultural de vários povos é desvalorizado neste país que, embora laico, ainda sofre com tamanho problema.
Visando a combater a intolerância religiosa no Brasil, várias foram as medidas tomadas pelo governo. Entre elas, a instituição da liberdade de culto como um direito do cidadão na Constituição de 1988 apresenta-se como a mais proeminente. Contudo, como bem pontuado pelo antropólogo Darcy Ribeiro, a resistência oferecida pela sociedade brasileira à aceitação de outras crenças, por apresentar raízes históricas, será enfraquecida não só com leis, mas também com uma mudança de mentalidade a qual deve ocorrer ainda no ambiente escolar.
Por conseguinte, a fim de atenuar a intolerância religiosa no Brasil, é necessária uma atuação conjunta do governo, da mídia e da sociedade. Ao poder público, assiste o dever de garantir a laicidade do Estado com o objetivo de impedir a legitimação jurídica dessa discriminação. Ademais, os meios de comunicação devem reiterar o valor de cada uma dessas crenças para a construção da identidade cultural do brasileiro. Além disso, os grupos sociais, como as ONGs, podem, por meio de projetos nas escolas, desconstruir preconceitos religiosos enraizados na sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018