Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Barb


Deus. Maomé. Ala. Buda. Esses são exemplos de divindades e credos que sofrem os mesmos tipos de discriminação. A grande diversidade de religiões que se encontra em escala nacional gera o clichê em relação a algumas e uma visão errada sobre outras, como o islamismo e o candomblé.
Hoje, no Brasil, vê-se um grande preconceito principalmente com as crenças de origem africana e indígena. No século XVI, nos primeiros anos em que os colonizadores portugueses pisaram nas terras brasileiras, logo começaram a catequizar, de forma bruta, os índios, pois viam a necessidade de sobrepor o poder da Igreja e a mudança da fé dos mesmos. Do mesmo modo, o ser humano no lugar de progredir, apenas regrediu em seus atos de intolerância.
Em consequência desse desrespeito, nota-se grandes ações de violência em nome daquele que se crê, quando na verdade é tudo uma questão de soberania. Esses insultos vão de simples provocações a grandes ofensas podendo atingir a crueldade da agressão física e até mesmo perseguições. Após a publicação de uma charge sobre Maomé, a revista francesa Charlie Hebdo sofreu ataques terroristas que deixaram mortos. Logo depois, os agressores saíram gritando que o profeta tinha sido vingado.
Fica evidente, então, que a intolerância religiosa leva a situações extremamente sérias. É necessário que o Ministério da Educação aja com a cobrança nas escolas sobre o ensino do respeito mútuo que deve haver em todos os aspectos. Também é indispensável que o Ministério da Justiça intervenha com leis e punições mais severas além da aceleração dos processos judiciários e, quanto a mídia, é fundamental o incentivo da mesma aceitação através do uso da publicidade e propaganda para enfim alcançar uma sociedade melhor.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018