Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


A intolerância religiosa no Brasil não é algo recente, ainda no Período Regencial a Revolta dos Malês, uma das mais conhecidas revoltas escravas, já clamava por liberdade de culto. Os escravos que eram adeptos da religião muçulmana eram impostos a seguir o catolicisumo, como resultado do conflito houveram mortes, condenação ao trabalho forçado, agressões físicas e degredo.
Os cultos afro-brasileiros foram perseguidos e criminalizados duramente longo período da história brasileira, a prática religiosa negra e a Umbanda reformada, mesmo ampliando suas linhas e aproximando-se do folclore, foram duramente perseguidas até a década de 60.
Ainda assim, no Brasil os efeitos não são tão devastadores quanto aos do atentado ao Charlie Hebdo em Paris, porém, a intolerância já tentou censurar manifestações culturais que são elemento da identidade nacional, recentemente os músicos da escola de samba Mangueira negaram-se a atender o pedido de uma emissora de televisão para omitir a palavra ''orixá'' ao cabtar o samba enredo.
Percebe-se que a lei de punição para práticas intolerantes não é a resolução do problema, sendo assim a educação e o respeito as melhores soluções, os pais devem orientar os filhos a respeitaram as escolhas do outro seja quais forem, e nas escolas o ideal seria a inclusão do livro sagrado de cada religião sem imposições, deixando o indivíduo livre para escolher a doutrina que melhor se identifica.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018