Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Marceline


A intolerância religiosa no Brasil não é nenhuma novidade, está presente desde o período colonial com a catequização dos índios pelos jesuítas e a repressão da casa grande para com os rituais da senzala. Após a proclamação da república em 1889, o país tornou-se laico, propiciando a liberdade dos cultos. Contudo, o preconceito persiste.
Nota-se em pleno século XXI, a antiga visão eurocêntrica de superioridade exercendo grande influência sobre os cristãos, fazendo com que alguns deles ajam de maneira intransigente e violenta contra quaisquer crenças que difere da sua, principalmente quando se trata do candomblé, religião de origem africana, que foi uma das manifestações de resistência ao escravismo no período colonial, o que faz com que os candomblecistas também não tenham muito apreço pelos credos. Além disso, percebe-se um racismo exacerbado e disfarçado por trás desse enredo, levando ao questionamento dessa base, se é uma imposição ao ser divino, ou se trata somente de uma consequência da discriminação racial, ainda comum no país.
É muito comum pressupostos sobre determinados tipos de pessoas, devido à falta de conhecimento sobre tais grupos sociais e suas características, levando aos estereótipos: “todo padre é pedófilo”, “candomblé é macumba”, “ateu é satanista”, dentre os mais variados, ocasionando agressão física e moral, que fere a dignidade humana, tudo em prol da imposição de uma verdade que julgam absoluta, o que leva a crer que não se trata somente de discriminação de raças, mas um conjunto de intolerância á heterogeneidade e ao desconhecido.
Dessa forma, é indispensável assegurar a liberdade religiosa, respeitando a laicidade do país, é importante que as vítimas que têm seu direito infligido denuncie, para que a lei que coíbe essas práticas seja efetiva. Ademais, o ministério da educação deve levar a discussão ás escolas, para que desde cedo crianças e jovens aprendam a importância da tolerância à diversidade, afinal de contas, são muitas mentes para uma única ideia, querer a generalização desta, é no mínimo loucura.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018