Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


A vinda dos jesuítas para a colônia portuguesa marcou o início de uma imposição religiosa no país, quando os índios foram persuadidos, por meio da catequização, a abandonarem suas crenças "pagãs" em nome da salvação. Nos dias de hoje, apesar da diversidade religiosa ter aumentado e a liberdade de crença ser garantida por lei, a intolerância religiosa persiste no Brasil.
Iniciado no período escravocrata, o preconceito com as religiões de matriz africana é uma penosa herança histórica do país. Ainda mais vergonhoso é a violência, não só psicológica, que tal desrespeito ocasiona. A exemplo disso está o caso da menina apedrejada após sair de uma reunião de Candomblé no Rio de Janeiro em 2015.
Paralelo a isso, a intolerância vinda do fanatismo religioso é igualmente preocupante. País laico, o Brasil é neutro, constitucionalmente, em relação a qualquer costume de qualquer crença. No entanto, algumas bancadas religiosas têm usado no Congresso seu poder de voto para interferir em leis que vão de encontro com sua religião, mesmo que as tais não interfiram negativamente sobre o coletivo- como o casamento gay que deveria ser legalizado ou não visando apenas o bem estar e o direito dos cidadãos alvos do regulamento.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. A mídia, em seu papel social, pode pregar o respeito e a tolerância religiosa por meio de campanhas, programas e novelas que abordem o assunto. Ademais, a Suprema Corte, protetora da Constituição, deve impedir interferências religiosas nas decisões do Estado, com a análise de projetos de leis. Por fim, a escola deve fomentar o conhecimento e a diversidade religiosa positivamente, com aulas e apresentações sobre o tema. Para que, dessa forma, o respeito esteja presente para todas as religiões da mesma forma- porque, como Vitor Hugo já disse, "a tolerância é a melhor religião".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018