Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


A religião consiste numa forma de alcançar a paz e a transcendência através de ritos de adoração, sendo, portanto, uma ferramenta importante para a manutenção do equilíbrio e harmonia das diferentes sociedades. Todavia, o caráter etnocêntrico do homem adjunto ao fundamentalismo exacerbado, acarreta problemas, tais como: preconceito, ofensas e até violência física para com pessoas de religiões distintas, dessa forma, caracterizando a intolerância religiosa.
Religião deriva de religare, que significa ligar novamente, ou seja, é um mecanismo de comunicação entre o natural e o sobrenatural. Essa comunicação se expressa de diferentes formas, já que ela é um produto cultural, logo, reafirmando o pensamento de Max Weber, de que conhecer as diferentes religiões é uma forma de conhecer as diferentes sociedades. Porém, o sentimento etnocêntrico carregado por muitos é um fator que impossibilita a alteridade, ou seja, o olhar de igualdade para o “outro eu”, oque leva a prática de atos ilícitos que visam invalidar uma religião à medida que enaltecem outra.
A constituição de 1988 assegura a liberdade de consciência e crença, além de condenar atos de desrespeitos aos dogmas e símbolos de cada religião, ademais, o Brasil é um Estado laico. Contudo, a falha no processo punitivo daqueles que cometem atos de intolerância religiosa contribui expressivamente para a persistência dessas ações, que têm, além do caráter etnocêntrico, “raízes” fundamentalistas, que remetem a ideia de morbidez fanática, fato que nega todas as outras formas de conectar-se ao sobrenatural.
Entende-se, portanto, que para reduzir o sentimento etnocêntrico e o fundamentalismo religioso, é imprescindível que o Ministério da Educação adote nas escolas o ensino obrigatório da religião nas séries inicias, para que as crianças possam enxergar a igualdade presente nas diferenças. Outrossim, é importante sempre que os veículos de comunicação, através de programas e/ou telenovelas, problematizem essa questão, pois assim, devido ao longo alcance da mídia, mais pessoas entenderão que para alcançar a harmonia, faz-se essencial o respeito.

Wesley Matos de Souza

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018