Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Medbulanda


A perseguição à religião católica durante o Império Romano. As heresias cometidas na Idade Média por aqueles que não aceitavam os preceitos da Igreja. Hitler e o extermínio em massa do povo judeu. A história mundial está repleta de casos nos quais a intolerância religiosa trouxe consequências drásticas, e o Brasil não está livre disso. Dessa forma, é importante discutir as causas e as consequências desse preconceito para um país tão culturalmente rico.
É válido ressaltar, primeiramente, as razões históricas para a permanência da intolerância religiosa. Devido à catequese e a colonização portuguesa, índios e negros escravos eram proibidos de cultuarem seus deuses. Essa herança religiosa é forte até os dias de hoje, uma vez que a maior parte da população brasileira se diz católica. Nesse contexto, o que se observa, com bastante frequência, são os casos de preconceito, principalmente contra religiões de matrizes africanas. Criou-se uma cultura, baseada na falta de informação concreta e na perpetuação do medo, de "demonização" dessas crenças que agrega à elas uma conotação extremamente negativa. Entretanto, em um país que se diz laico, nenhuma forma de preconceito religioso deve ser permitido.
É fundamental apontar, então, os efeitos dessa intolerância. Parece paradoxal que um país que se orgulha de sua miscigenação, não aceite as diferentes religiões existentes, ou até mesmo a opção por não ter uma. Totalmente incoerentes, alguns são capazes de fazerem algo que é totalmente contrário ao que prega a sua própria religião, apenas pelo ódio às crenças alheias. Será que estão mesmo agindo em nome do seu Deus? Nesse sentido, ofensas, discriminação, dificuldades para se obter um emprego e até mesmo agressões físicas fazem parte do cotidiano de muitas das pessoas que não cultuam a religião da maioria. Contudo, é primordial que o brasileiro pare de tentar impor suas ideologias ao próximo e aprenda, acima de tudo, a respeitar as diferenças.
Pode-se afirmar, portanto, que a intolerância religiosa é uma realidade vivenciada no Brasil e que deve ser combatida para que a Constituição de 1988, que prevê a liberdade de cultos, seja devidamente respeitada. Desse modo, para que isso seja possível, é necessário que o governo aplique punições efetivas ao que praticam atos intolerantes, para que sirvam de exemplos aos demais e os casos de reincidência desse crime possam diminuir. Ademais, é essencial que a mídia e as escolas ,por meio de palestras e programas educativos, trabalhem em conjunto para mudar essa visão preconceituosa da sociedade, afinal, como dizia o escritor francês Victor Hugo: "A tolerância é a melhor das religiões".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018