Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por LaraMenezes


África. Portugal. Holanda. Essas e outras nações, que compõem a história de nosso país, foram determinantes para a nossa heterogeneidade cultural, inclusive no que diz respeito à pluralidade religiosa. Embora o país seja laico e a liberdade de crença seja garantida pela Constituição, a intolerância religiosa é uma realidade que nos assombra. Resolver esse impasse é um desafio para o país.
Em primeiro lugar, é preciso atentar para as raízes do problema. A ascenção das redes sociais foi responsável por popularizar espécies de delírios opinativos, que consistem na disseminação desenfreada de pensamentos que podem ou não vir acompanhados de bom senso e respeito ao próximo. Quando isso não ocorre, surge o ambiente perfeito para a proliferação de práticas discriminatórias, que podem sair da dimensão virtual e materializar-se sob a forma de violência física e psicológica na vida real.
Por outro lado, é importante reconhecer que a visão comum de que "violência gera violência" é válida para a situação. Isso porque, segundo conceituou Muniz Sodré, atos e estados de violência encontram-se intimamente conectados. Nesse contexto, surge um ciclo vicioso no qual a arma de defesa utilizada pelo oprimido é tornar-se opressor. Dessa forma, sem o cuidado e a atenção que requer, essa problemática não teria fim e a desvalorização da nossa diversidade seria perpetuada.
Fica claro, portanto, que a questão da intolerância religiosa no Brasil é grave e exige medidas urgentes. As diversas esferas de governo poderiam investir na formulação de programas mapeadores desse tipo de violência, assim como a criação de um "disk denúncia" voltado para essa temática. Além disso, ONGs poderiam se mobilizar para a promoção de palestras e eventos que tenham como temática a valorização da miscigenação religiosa brasileira, demonstrando sua importância na construção de nossa história.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018