Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram povos indígenas com suas respectivas línguas, culturas e crenças. Porém, os colonizadores não respeitaram a alteridade dos mesmos, impoondo-os o catolicismo. Desde então, a intolerância religiosa é um problema na sociedade brasileira.
O preconceito juntamente com a falta de conhecimento tem sido a maior causa das agressões. Com o efeito desse equívoco, acredita-se que o candomblé e a umbanda cultuam o demônio e são as religiões que mais sofrem hostilidade no país.Segundo a série de reportagens do Globo, 22 das 53 denúncias registradas pelo disque 100 correspondem a essas duas doutrinas.
Apesar de existir a lei 9459 que estabelece como crime a prática de descriminação ou preconceito contra as religiões, caminhamos lentamente em direção a uma solução, pois, muitas vítimas deixam de denunciar por medo de terem sua identidade revelada ou até por ameaça do agressor. Além disso, as leis não são efetivas, constantemente o réu paga fiança e sai impune.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Como dizia o filósofo Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Dessa forma, o MEC deve instituir aulas de ensino religioso em todas as escolas a fim de acabar com a falta de conhecimento e consequentemente, o racismo de ideologia. Ademais, a Polícia Civil em parceria com o Ministério da Justiça deve criar uma ouvidoria pública online para receber denúncias anônimas de discriminação religiosa, punindo os malfeitores de acordo com a lei.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018