Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


No Brasil, a miscigenação de povos ocasionou em uma pluralidade cultural presente nas diversas esferas sociais, inclusive nas crenças religiosas. No entanto, apesar da laicidade assegurada pelo Estado, verifica-se a presença de uma manifestação preconceituosa acerca das diferenças de credo baseadas nos aspectos culturais e históricos.
Dessa maneira, convém analisar que, apesar da garantia legal da liberdade religiosa, a população brasileira ainda vive segundo os parâmetros da Santa Inquisição, tribunal religioso que condenava toda prática religiosa que não fosse a católica. Esse contexto é evidenciado nas agressões físicas e verbais, além da depredação de casas e artigos religiosos. Portanto, observa-se que esses crimes tratam-se de ações irracionais da disputa pela superioridade ideológica e valores civilizatórios.
Ademais, segundo a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, 70% de atos violentos são contra praticantes de religiões de matrizes africanas. Logo, verifica-se que, aliado aos valores racistas da sociedade brasileira, a falta de atuação das instituições sociais para a diminuição das práticas preconceituosas estimulam às condutas violentas contra a cultura afro e suas religiões, como o candomblé.
Destarte, acatando a veracidade da máxima de Nicolau Maquiavel, "o preconceito tem mais raízes que princípios", é necessário que o Governo Federal, junto ao Ministério da Cultura, cobrem dos órgãos de segurança mais e melhores investigações sobre os casos de intolerância religiosa por meio de fiscalizações periódicas e do diálogo com a população sobre o assunto, com o fito de impedir a ocorrência de novos casos, além de evitar a impunidade de quem comete esse tipo de crime. Outrossim, as escolas podem apresentar aulas e palestras ministradas pro professores e líderes religiosos sobre a história e a doutrina das variadas crenças, incluindo posições não religiosas, como o ateísmo, a fim de informar a população, em geral, acerca das diferenças sociais e de credo, bem como a importância do respeito mútuo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018