Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Durante a colonização, em meados do século XVI, os Portugueses tentaram impor sua religião aos indígenas e aos africanos, originando um ideal de que essas religiões eram inferiores. Atualmente, a intolerância religiosa está arraigada na sociedade brasileira devido a crença de que algumas religiões são superiores a outras. Tal crença é ratificada tanto pela propagação de ideais preconceituosos, quanto pela falta de conhecimento sobre as várias religiões
.
Incialmente, é importante pontuar que a propagação de ideais preconceituosos é uma das causas do problema. Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir, dotado de coercitividade e exterioridade. Tal pensamento aplica-se á atual problemática, haja visto que, se uma sociedade é dotada de preconceitos religiosos, enxergando algumas religiões superiores á outras, tais preconceitos tendem a permanecer nessa sociedade se nada for feito.
Outrossim, é indubitável que a falta de conhecimento sobre a pluralidade e a especificidade de diversas religiões presentes no contexto brasileiro também é uma das causas do problema. Exemplo disso é a palavra: macumba, a falta de conhecimento sobre o verdadeiro significado da palavra a faz ser entendida como um termo pejorativo, quando na realidade a palavra se remete a um instrumento musical. Nesse contexto, a intolerância religiosa persiste no Brasil.
Entende-se, portanto, que a persistência da intolerância religiosa é fruto tanto da falta de mudança no pensamento social, quanto da falta de conhecimento atrelada aos vários tipos de religião. A fim de atenuar o problema, é necessário que a mídia insira em novelas, filmes e séries, as origens dos diversos tipos de religião e sua importância, objetivando acabar com os ideais de superioridade/inferioridade religiosa. Também é necessário que as escolas insiram nas aulas de ensino religioso o estudo de várias religiões, objetivando transmitir o conhecimento sobre estas aos seus alunos. Assim, os fatores que acentuam a intolerância religiosa no Brasil são atenuados.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018