Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


O preconceito religioso brasileiro é histórico e camuflado. Por muito tempo, somente a religião católica foi considerada adequada. Ademais, as pessoas erroneamente acreditam que a miscigenação garantiu o respeito mútuo entre crenças africanas, indígenas e europeias.
O primeiro passo desse cenário foi a vinda dos padres jesuítas na colonização. Eles tinham como objetivo fazer os índios abrirem mão de suas religiões, consideradas primitivas e malévolas, bem como adotarem o Catolicismo, encarado como uma crença superior pelos padres. Desse modo, essa catequização forçada levantou estigmas que perpetuaram, visto que muitos ainda associam as poucas tradições religiosas indígenas restantes ao mal, abominando-as.
Além dos estereótipos religiosos, a proibição de crenças não católicas, presente na maior parte da história nacional, colaborou para a intolerância religiosa. Exemplo disso são os escravos, impossibilitados de exercerem seus cultos, cenário que, de certa forma, tem reflexos nos dias atuais, já que, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, as religiões afro-brasileiras são as mais discriminadas. É paradoxal que, no Brasil, país com maior população negra fora da África, o ataque a terreiros seja comum.
Considerando o que foi exposto, fica clara a necessidade de o Poder Legislativo incluir, no Plano Nacional da Educação, matérias sobre a diversidade religiosa brasileira a fim de mostrar que as diversas seitas são válidas. Esse agente público também deve criar leis que obriguem aqueles que cometem crimes religiosos a aprenderem sobre a religião ofendida para garantir sua efetiva conscientização. Também é primordial que ONG's atuem através de panfletos, campanhas televisivas e palestras, orientando sobre a diversidade de crenças e sobre a necessidade de respeitá-las. Por fim, o indivíduo, ao denunciar casos de intolerância religiosa às autoridades, deve procurar fazer sua parte na elaboração de uma nação mais aberta às diferenças.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018