Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


As perseguições de cunho religioso estiveram presentes em grande parte da humanidade. No Brasil, as visitações do Tribunal do Santo Ofício, entre o fim do século XVI até meados do século XVIII, tinham como função combater qualquer tipo de manifestação que ameaçasse a hegemonia do catolicismo. Sob essa perspectiva, surge a problemática da intolerância religiosa no país, não só por um contexto histórico preconceituoso, mas também pela desinformação espalhada.
Primeiramente, é importante ressaltar a permanência de preconceitos históricos como impulsionador do problema. Isso acontece porque, ao longo do processo de formação do Estado brasileiro, a Igreja Católica condenava muitas religiões, principalmente as de origem africana. Nesse viés, percebe-se a perpetuação de uma forma de pensamento excludente no país, o que comprova o postulado de Nietzsche de que as concepções morais do ser humano são formadas pela influência do meio social. Dessa forma, a percepção de uma religião como errada, passada de geração em geração, funciona como forte base para o agravamento da situação.
Além disso, destaca-se o desconhecimento religioso entre as causas do problema. Muitos líderes religiosos aproveitam essa falta de informações para espalhar mentiras sobre outras crenças, visando afastar os seguidores delas e atrair mais fiéis. Sob essa ótica, nota-se que muitos crentes possuem uma visão deturpada sobre outras religiões, haja vista a forte influência que esses guias exercem no pensamento deles. Assim, reforça-se a prática da educação religiosa como forma de combate à problemática.
Evidencia-se, portanto, o atraso brasileiro no que tange a tolerância religiosa. A fim de atenuar a situação, cabe ao MEC, aliado à esfera estadual e municipal de poder, instituir palestras com teólogos das principais religiões do país nas escolas nacionais, buscando levar mais informações sobre diferentes crenças. Outrossim, cabe ao Governo Federal estabelecer punições mais severas e leis visando acabar com os crimes de intolerância religiosa no país. Desse modo, esse problema será gradativamente minimizado no país.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018