Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Em "O povo brasileiro", Darcy Ribeiro discorre sobre a existência de cinco "brasis" dentro do país, revelando, assim, a pluralidade inerente ao povo tupiniquim. Apesar de tal diversidade, a intolerância é uma constante no Brasil, sobretudo no que tange à religião. Cabe, portanto, uma maior análise sobre as possíveis formas de combate a essa problemática contemporânea.
Em primeiro plano, as instituições de ensino possuem papel imprescindível na formação de uma sociedade mais tolerante. Consoante a tábula rasa de John Locke, a mente humana é, no nascimento, como uma tela em branco, e toda a visão de mundo do indivíduo é formada através da experiência. Por conseguinte, é na infância que há a formação de preconceitos e uma boa educação é capaz de evitá-los. No modelo atual de ensino, todavia, a discussão sobre os diferentes tipos de religiosidade - ou a falta dela - é excasso.
Outrossim, a falta de representatividade das minorias religiosas nas produções artísticas brasileiras é catalisadora da intolerância vigente. Seja no cinema, seja na televisão, seja na música, as diferentes religiões raramente ocupam um papel de destaque e, quando ocorre, geralmente são retratadas por meio de esteriótipos, reinterando os preconceitos já existentes. A representatividade, contudo, é essencial no processo de empoderamento das minorias e uma forma de discutir e, consequentemente, desconstruir preconceitos arraigados culturalmente no Brasil.
Por fim, infere-se que a educação e representatividade transfiguram-se em caminhos eficientes para o combate à intolerância religiosa. A princípio, recai sobre o Ministério da Educação o compromisso de formar uma população mais consciente, pois, como já dizia a ativista Helen Keller, "o resultado mais sublime da educação é a tolerância". Assim sendo, junto ao Ministério da Cultura, esse órgão deve instituir palestras nas escolas, ministradas por representantes das mais diversas religiões, com o fito de fomentar o interesse da parcela mais jovem da população. Ademais, o Governo Federal, em parceria com as emissoras abertas de televisão, deve aplicar campanhas de abrangência nacional em prol de uma maior participação das minorias religiosas nas produções artísticas brasileiras. Pode-se, desse modo, honrar a pluralidade brasileira defendida por Darcy Ribeiro em sua obra.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018