Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Com a vinda da família real ao Brasil, houve um tratado em que os ingleses poderiam praticar o calvinismo. Desde então, foram adquiridos direitos quanto a liberdade religiosa, até a Constituição de 1988, que assegurou o direito da pratica religiosa. Apesar disso, a violência e o preconceito com as diferentes religiões ainda existem em nossa sociedade.
Historicamente, as Cruzadas que aconteceram no século X, em que o Papa Urbano XII afirmou que assassinar um muçulmano era a forma de alcançar o céu, não só mostra que o problema vem desde a Idade Média, mas também mostra a persistência da violência contra pessoas de diferentes religiões, já que em 20% dos casos de intolerância religiosa, apresenta violência.
Conforme diz Max Weber, o fato social é uma maneira coletiva dotada de coercividade e generalidade. Seguindo a linha de pensamento do sociólogo, conclui-se que em uma casa onde há comportamentos preconceituosos, as crianças tendem a adota-los. Logo não há preocupação com o assunto nos lares brasileiros uma vez que em 55% dos casos de preconceito, acontece com jovens, segundo a Secretaria de Direitos Humanos.
Conforme diz Paulo Freire, só há um caminho para uma sociedade que se preocupe com o bem-estar comum: a educação. Portanto, é necessário educar as crianças por meio de palestras mostrando a diversidade religiosa. Outra medida seria a distribuição de cartazes nas cidades visando atingir o maior número possível de pessoas. Além disso, ONG’s com parceria da mídia quebrar certos tabus religiosos ainda presentes na sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018