Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Nycole Rodrigues


Embora seja de direito à todos os cidadãos, a liberdade de expressão,desde a Constituição de 1988,infelizmente, na contemporaneidade, a sociedade brasileira sofre com o processo de intolerância religiosa. Como no caminho de Drummond:" tinha uma pedra", similarmente existem obstáculos nessa não aceitação, pois os principais problemas envolvidos estão no preconceito e na falta de informação das religiões nas escolas.
Em primeiro lugar, é importante destacar que a cada ano cresce o número de pessoas vítimas de "zoações" e violências por terem escolhido um dogma a seguir. O motivo desse preconceito está no conceito de " etnocentrismo", no qual um grupo se sente superior ao outro, resultando em atitudes preconceituosas. Em consequência, ocorrem muitos casos de discriminação no Brasil, como um exemplo de uma menina do Rio de Janeiro que foi agredida pelo fato de estar vestida à caráter-roupas brancas, após ter saído de uma reunião do centro espírita. Prova disso foi o resultado da Secretaria de Direitos Humanos que divulgou ser os fiéis de religiões afro-brasileiros serem as principais vítimas de preconceito.
Em segundo lugar, é fundamental mencione que muitas escolas não retratam com frequência sobre os costumes e hábitos de muitas crenças. O porquê dessa ausência de ensino religioso no sistema educacional está na pouca adequação dos professores para dissertar sobre tal assunto. Com essa pouca informação, muitos alunos não conseguem formar uma ideologia, a qual se insere o respeito ao próximo, resultando em atitudes desreitosas, como apelidos, por exemplo.
Portanto, é válido ressaltar que mesmo o país sendo laico, o mesmo apresenta a intolerância religiosa que precisa ser combatida. Desse modo, cabe à mídia retratar mais por meio de comerciais e revistas que tal preconceito é crime é que precisa ser combatido com a ajuda da sociedade. Já as instituições de ensino deveriam contratar professores mais capacitas para dialogar mais sobre o assunto através de slides e teatros. Assim, " as pedras" no caminho dos religiosos poderiam ser amenizadas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018