Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Durante o Período Colonial sido Brasil, portugueses se enxergavam na missão de catequizar os índios e neles imporem sua religião. Atualmente, o Brasil é um dos países com mais diversidade de religião e doutrina. No entanto, é notória a constante intolerância religiosa que acomete o país. Diante disso, é preciso buscar soluções que resolvam definitivamente este cenário caótico.
Em primeiro lugar, tem-se a violência como consequencia da intolerância religiosa no Brasil. Prova dessa análise é o caso da menina, de 13 anos, que foi apedrejada após sair de um culto de Candomblé. Situações como essa mostra a fragilidade da segurança pública e o desrespeito para com a liberdade de escolha religiosa do indivíduo. Além disso, a frase do jurista e diplomata Ruy Barbosa que diz: "quem não luta pelos seus direitos não é digno deles", faz alusão à importância de lutar pela segurança e o direito de liberdade de escolha religiosa sem que haja consequências como violência e morte.
Em segundo lugar, observa-se a fragilidade da escola diante os diferentes tipos de religião. As aulas de Ética, por exemplo, deveria servir como canal de conhecimento e respeito de todas as religiões existentes no mundo, ao contrário do que acontece hoje. No entanto, percebe-se a doutrinação de apenas uma religião, contribuindo assim com os dados da Secretaria de Direitos Humanos, os quais indicam que a cada 100 relatos de intolerância religiosa, 12 envolveram violência física. É válido ressaltar que essa situação vai contra a Constituição, a qual garante a segurança e dignidade do cidadão.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Em parceria com a Polícia, o Governo tem a tarefa de aumentar a segurança pública, especialmente nos horários de culto, por meio de oficiais preparados nas áreas de risco, a fim de diminuir a violência religiosa. Ademais, cabe ao Ministério da Educação, juntamente com o Terceiro Setor — composto por associações que visam a melhoria na sociedade — propor aulas e debates sobre os diferentes tipos de religião e a importância de respeitar o próximo, por meio de cartazes e panfletos, com o intuito de melhorar a harmonia social e erradicar a intolerância religiosa. Afinal, como disse o educador Paulo Freire: "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018