Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Luis Felipe


No filme "Deus não está morto", um professor de uma universidade de direito obriga os seus alunos a abandonarem qualquer tipo de crença e religião, tratando-os com arrogância e desrespeito. Fora das telas, a intolerância religiosa ainda é um problema no Brasil ferindo a constituição e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
No que se diz respeito às crenças afetadas, sabe-se que os principais alvos de intolerância no país são as religiões cuja origem é de matriz africana. O preconceito é fruto do desconhecimento em relação às correntes religiosas, e além disso, a população costuma associar as crenças afro-brasileiras à entidades diabólicas e/ou maléficas. Tal pensamento torna-se parte do senso comum e gera ainda mais discriminação.
Todavia, como já ocorreu na Alemanha nazista em relação aos judeus, o Estado é responsável por difundir parte do preconceito nos cidadãos. É explicito na constituição brasileira que o país em sua totalidade é laico, porém, a realidade é outra. Uma prova disso é a frase "Deus seja louvado" nas notas do real brasileiro, assim como os símbolos religiosos cristãos na câmara dos deputados e no senado. Esses detalhes fazem com que uma religião seja privilegiada em relação às outras, e facilita os caminhos para a intolerância.
Portanto, medidas devem ser tomadas para eliminar o impasse. A intolêrancia religiosa pode ser combatida com o aumento das penalidades para os crimes contra às crenças previstos no código penal. Outra solução seria a ampiação dos canais de denúncias, como a criação de um sistema on-line. Além disso, o Ministério da Educação deve garantir que as aulas de ensino religioso nas escolas tenham como foco o fim da discriminação, pois segundo Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Contudo, o Estado deve eliminar qualquer manifestação religiosa de todas as suas extensões (moeda, secretárias, escolas, etc.), tratando todas as crenças por iguais garantindo o fim do preconceito.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018