Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Nas últimas décadas, o Brasil tem visto o número de denúncias por intolerância religiosa crescer em um ritmo alarmante. Ato que é extremamente danoso a sociedade, pois atinge diretamente ao direito de crença. Em decorrencia disso, é de extrema necessidade analisar os motivos da persistência desse problema além dos possíveis caminhos para a solução.
No Brasil, a intolerância está intimamente relacionado ao processo histórico além da situação social-financeira do grupo que sofre agressão. Para se ter idéia do quanto esses processos estão relacionados, a secretaria dos direitos humanos fez uma pesquisa no ano de 2015, no qual é possível inferir que cerca de 70% das agressões foram voltadas as religiões de matriz africana. Isso se dá, principalmente em decorrência da herança histórica da escravidão. Período em que as religiões de matrizes africanas foram constantemente endemonizadas e seus praticantes colocada a margem da sociedade.
O segundo ponto que se deve analisar é os possíveis caminhos para combater a intolerância religiosas. Assim como ocorreu a doutrinação no passado, o estado deve estar mostrando as escolas que a religião é uma manifestação cultural logo não é passível de ser reprimida. De acordo com as últimas pesquisas feitas pela secretaria dos direitos humanos, a discriminação tem origem na não aceitação cultural do próximo. A partir disso infere-se que é necessário investir na educação pois só a partir dessa ferramenta é que os indivíduos se conscientizarão.
A partir desses dados é possível inferir as verdadeiras origens de tal prática. O Ministério da educação deve implantar na grade escolar matérias como a relatividade cultural, mostrando aos alunos que existem várias culturas e que nenhuma é superior a outra. Uma outra maneira eficaz, é os Governos Municipais instalarem ambientes públicos nos bairros, onde ocorra todo dia uma reunião de uma religião diferente, mostrando quais são as características de cada religião diminuindo assim o preconceito.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018