Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Isadepp


Relativo aos caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil, é possível afirmar que o número de casos relatados sobre discriminação religiosa cresce mais a cada dia, tornando assim, um problema a ser resolvido. Isso se evidencia não só pela falta de respeito ao outro, mas também pela a impunidade às pessoas que praticam esse ato.
A Biologia nos mostra, ao contrário do que diz Darwin, que nem sempre é o mais forte que sobrevive, nessa perspectiva, o desrespeito às pessoas que escolhem sua própria doutrina está ganhando espaço na sociedade brasileira e, com isso, aumentando a dificuldade de resolver esse impasse, porém, a importância da propagação da educação faz parte da solução para esse problema, uma vez que, de acordo com Nelson Mandela, a educação é a melhor arma para mudar o mundo.
Somado a isso, em 2013, 20% dos casos de preconceito religioso envolveram violência física, entretanto, grande parte dos casos não foram e não são solucionados como ocorreu com uma jovem brasileira, segundo o G1, a menina estava saindo de um culto religioso afro-descendente e foi atacada a pedradas por dois homens que não aceitavam a crença da jovem de menos de 15 anos, o acontecimento foi registrado e os dois rapazes permaneceram impunes. Os caminhos para solucionar e dizimar a discriminação religiosa é dificultoso, porém não impossível, mas é um impasse visto que o diferente, para o homem, causa estranhamento, nesse seguimento, a intolerância com outra doutrina vem da falta de conscientização da população ao diferente.
Sendo assim, a sociedade necessita se atentar ao problema e nacionalizar o debate, começando com todas as instituições escolares, distribuindo cartilhas sobre o respeito ao próximo, independente da escolha e modo de vida que a outra pessoa decidiu seguir aliado à criação de peças teatrais gratuitas nas escolas falando sobre a importância de criar caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil, a fim de que desde a infância, os jovens aprendam a respeitar as diferenças. Ademais, a polícia federal precisa diminuir os casos não resolvidos, prendendo todos os responsáveis por praticar tais atos, para que haja uma consequência efetiva e inafiançável para eles, porque a impunidade gera novos crimes, para mais, a Prefeitura deve investir na criação de out-dors nas cidades, para melhor divulgação do que está acontecendo no país.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018