Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Os romancistas da Primeira Geração trouxeram um olhar de exaltação do território nacional, constituído pela miscigenação de culturas e povos. Hoje, contudo, a intolerância opõe-se a essa ótica ao presumir a sobreposição de religiões. Nesse cenário, surge a necessidade de encontrar caminhos para combater essa mazela, utilizando-se do acesso à educação e à informação.
Em primeiro lugar, é importante analisar que as religiões de matrizes africanas são os maiores alvos de discriminação. A escravidão no Brasil foi responsável por produzir um processo de sincretismo religioso, criando a Umbanda e o Candomblé, por exemplo. É paradoxal pensar que um país tão heterogêneo ainda tem uma visão segregacionista, como mostra o dado da Secretaria dos Direitos Humanos, que expõe o fato de 75 do total de denúncias de intolerância referirem-se à matriz africana. Desse modo, faz-se necessária a implementação de medidas que busquem levar conhecimentos sobre a cultura afro-brasileira e sobre a grande gama de manifestações religiosas, desenvolvendo, assim, a alteridade.
Vale ressaltar, ainda, que a violência física também está presenta em alguns casos. Segundo a pesquisa da revista Nature, o ser humano, dentre os mamíferos, é o que mais mata a sua espécie. Essa violência é refletida nos casos de discriminação, ao passo que, a não aceitação do diferente vem, muitas vezes, acompanhada da agressão. Sendo assim, é importante que haja o conhecimento sobre as leis já existentes, fazendo com que a punição evite novos casos.
Torna-se evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação deve implementar palestras que abordem as diversas manifestações culturais e religiosas no Brasil, fortalecendo a importância da alteridade e, construindo cidadãos pautados pelo respeito. Ademais, a mídia deve atuar na produção de comerciais que abordem a importância de denunciar crimes contra o sentimento religioso, enaltecendo o papel das leis. Assim, será colocado em prática o pensamento de Victor Hugo: "a tolerância é a melhor das religiões."

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018