Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


A sociedade brasileira apresenta uma rica diversidade cultural devido sua formação miscigenada. No entanto, a convivência com as diferenças, entre elas de religião, encontra-se ameaçada em razão da persistência de preconceitos historicamente enraizados, como de portugueses católicos contra cultos africanos, que revelam a intolerância religiosa.
Embora o Estado brasileiro seja laico, isto é, que permite a livre escolha religiosa, há uma minoria que não respeita a liberdade do outro e cria conflitos por não aceitar as diferenças. Ações intolerantes são cada vez mais noticiadas, como o caso da menina que foi agredida ao sair de um culto de candomblé. Contudo, atitudes assim contrariam o significado original da palavra religião: união.
Esses ataques às diversidades advêm de radicalismos individuais que desestabilizam a ordem social. Segundo o filósofo Aristóteles, é necessária a mediania das ações, ou seja, o excesso assim como a falta podem atrapalhar decisões racionais. Portanto, verifica-se que a violência que ocorre em razão da intolerância religiosa é sinal da ausência de justa medida, com a qual o individuo compreende sua liberdade de crença, assim como respeita o direito do outro.
Todavia, para a coesão social frente à pluralidade religiosa é preciso a compreensão das diferenças antes de finais fatídicos como do livro “O pagador de promessas”, em que o personagem luta até o fim pela minimização das divergências entre as religiões.
Logo, fica evidente a urgência de ações no combate a intolerância religiosa. Para isso, primeiramente, se faz necessária uma educação familiar contra o desrespeito a crença, e qualquer preconceito, bem como maior afirmação da laicidade do Estado, por meio de punições efetivas à violência moral ou física do sentimento religioso. Ademais, campanhas de conscientização e respeito nas mídias sociais auxiliam a sociedade heterogênea no convívio harmônico com as diferenças.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018