Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Ana


Os atuais conflitos no Oriente Médio e a crueldade com os judeus durante a Segunda guerra mundial são fatos históricos que comprovam a inflexibilidade em âmbito mundial. No Brasil, a catequização dos índios e africanos, a partir do ano 1500, exemplificam que, apesar de ser elogiado pela diversidade culturas - assim como retratado na canção "Aquarela do Brasil" de Ary Barroso - o país luta, ainda hoje, para combater a intolerância religiosa, uma vez que a mesma fere a Constituição Federal.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, os casos de intolerância religiosa estão aumentando no Brasil. Tal situação é um agravante das relações humanas, já que o preconceito verbal pode evoluir para agressões físicas, gerando na vítima problemas psicológicos, como o medo, e até mesmo uma resposta igualmente violenta. Além disso, uma vez que a sociedade julga fiéis de religiões afro-brasileiras, espíritas e até mesmo indivíduos sem religião, o mercado de trabalho se fecha para o grupo, fazendo com que os mesno tenham que buscar refúgio do isolamento social e da falta de oportunidades no mundo criminal, gerando um ciclo interminável de problemas.
De acordo com a teoria de John Locke, nascemos como uma folha em branco. Sendo assim, os conhecimentos são necessários para preenchê-la. Dessa forma, é evidente a falta de ensinamentos adequados acerca da diversidade religiosa, uma vez que o preconceito é, muitas vezes, praticado tanto por crianças como por adultos. Ademais, outro fator que dificulta o combate à intolerância é a falta de fiscalização eficaz contra crimes motivados pela religião, já que piadas maldosas na televisão e em redes social são interpretadas apenas como uma brincadeira do agressor. Além disso, a falta de políticas governamentais contra o preconceito e intolerância à religião incentiva a não aceitação pela sociedade.
Desse modo, portanto, as ONGs devem promover a inclusão por meio do esporte e de palestras ministradas por fiéis de cada religião, em quadras comunitárias, visando promover a inclusão social de grupos considerados diferentes. É necessário também que o Governo amplie a fiscalização, no meio virtual e no real, para dar fim à violência. Por fim, o Ministério da Educação deve inserir nas bibliotecas de escolas públicas os livros sagrados de cada religião existente no Brasil, visando incentivar o conhecimento do mundo. Dessa forma, a tolerância estará presente na vida dos brasileiros.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018