Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


A partir da chegada dos colonos portugueses ao Brasil em 1500, houve um intenso processo de tentar cristianizar Africanos e Índios. Atualmente, embora a constituição cidadã de 1988 declare a liberdade de culto religioso, vemos uma intensa perseguição e descriminação das religiões minoritárias.
Cabe primeiramente destacar, o preconceito sofrido de religiões Afro-Brasileiras por adeptos de outras vertentes religiosas. O processo histórico de tentar converter os negros ao catolicismo durante o período colonial se reflete ainda nos dias de hoje em práticas preconceituosas, incluindo violência física, aos seguidores de religiões como, Candomblé e Umbanda.
É válido considerar, ainda, o cenário mundial de intolerância religiosa na atualidade. Após o ataque as torres gêmeas em 11 de Setembro de 2001, houve um aumento considerável na descriminação sofrida por Islâmicos, devido ao receio de novos ataques. Corroborado ainda mais, com os constantes ataques praticados pela ala extremista do Islã, o grupo terrorista Estado Islâmico, que acabou impulsionando a xenofobia.
É necessário, portanto, medidas que contenham o problema. Primeiramente, o Ministério da Educação deveria instituir matérias sobre religiões, informando e orientando o respeito à diversidade de crenças. Outra medida é a criação de uma ouvidoria especifica para casos de intolerância, em conjunto com maior atuação da policia em investigar e punir os acusados. Assim, daremos os primeiros passos para a construção de uma sociedade menos preconceituosa, que respeite a liberdade de culto religioso assegurado pela constituição.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018