Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Elizabeth


Desde os princípios do Romantismo, os poetas já retratavam em suas obras a dimensão do território brasileiro, as belezas e suas diversidades, tendo como atores principais índios, brancos, negros e europeus, que traziam consigo suas culturas, crenças e produções artísticas, desencadeando a miscigenação brasileira. Hoje, a apreensão não está pautada no surgimento de crenças,mas sim, no respeito mútuo. Dessa forma, rever a situação na qual a intolerância religiosa está submetida, é indispensável para avaliar seus efeitos na contemporaneidade.
Primeiramente, para entender o processo de combate a intolerância religiosa é necessário entender as suas causas. O Brasil, país tão populoso, é marcado pelo sincretismo religioso, não tendo, portanto, religião única. Desse modo, princípios dogmáticos entram em divergências, fomentando na superioridade de uma em razão de outra. Tal defasagem social supre a visão Determinista do século XIX que afirma que o homem é o produto do meio. Porém se esse problema de superioridade de crenças não for exaurida, acarretará violências físicas e, até mesmo, psicológicas, dificultando o indivíduo a se reintegrar na sociedade.
Outro ponto relevante, é o fato de as políticas públicas serem ineficazes no que diz respeito a proteção dos indivíduos. Percebe-se no caso da menina com seu fanatismo religioso que, ao sair de um terreiro candomblé foi apedrejada, na cidade do Rio de Janeiro. Tal ação desencadeia diversos distúrbios neurais, o que fere, a liberdade de expressão. O Brasil, sendo país exemplo da mescla religiosa torna-se vulnerável no que diz respeito a políticas públicas e privadas do combate à intolerância.
Torna-se evidente, portanto, que a beleza tratada pelos românticos não passa de uma utopia. Desse forma, faz-se necessário a importância da discussão nas escolas, de condutas que respeitem e combatam a intolerância, promovido pelo Governo Federal, em parceria com o Ministério de Educação e Cultura(MEC). As famílias, como instituição social, podem promover um maior diálogo entre os indivíduos pertencentes e sugerir a participação dos mesmos em eventos temáticos promovidos por instituições públicas ou privadas sobre o combate a esse impasse. Sendo assim, o Brasil passará a ser o país idealizado pelos poetas românticos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018