Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Vitória Borges Brasil


Segundo Friedrich Schiller “a violência é sempre terrível mesmo quando a causa é justa”. O cidadão brasileiro tem o direito formal, defendido pela Constituição, de se expressar livremente perante a algum assunto, uma vez que esse respeite a cultura, etnia e religião do próximo. Hoje, o Brasil como País laico, apresenta diversificados casos de intolerância religiosa, resultando em violências sem causas, que aumentam o preconceito, infringindo a segurança de fiéis em todo o território nacional.
O sentimento religioso passa a fazer parte da vida do indivíduo principalmente por questões culturais. Enquanto no ocidente predomina-se a religião Católica, no oriente essa já não apresenta grande aceitação, o que confirma a ideologia de que envolver violência, descriminação e preconceito na crença individual é uma ameaça à cultura. Alem disso, como precursor da intolerância, temos uma sociedade que une erroneamente o Islamismo com fundamentalismo islâmico, cuja projeção internacional está casa vez mais unificando dois aspectos ideologicamente diferentes.
Nesse viés, vivemos em uma realidade da qual a globalização e a informação instantânea fazem parte do cotidiano, por isso, a indiferença da mídia em não aprofundar tal assunto, gera uma estagnação em relação a mudar a mentalidade da sociedade. Independente de tal fato, cabe também à família evitar piadas e distorções de crenças, para que esse problema não perpetue nas próximas gerações.
Os próprios grupos religiosos devem, por incentivo popular e nas Igrejas, ensinar que o egocentrismo religioso e que a ideia de que exista apenas uma crença correta, deva ser abolido, incentivando o bom convívio social.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018