Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Ivo Wandark Filho


Desde muito tempo atrás o Brasil é cenário da discriminação religiosa, quando, por exemplo, no período colonial, as crenças de matrizes africanas e indígenas eram reprimidas. Hoje, esse problema ainda persiste, mostrando, assim, que a sociedade brasileira retoma seu passado obscuro e é espelho de um retrocesso.
Essa prática, levando em consideração o sociólogo Émile Durkheim, pode ser considerada como um fato social, ideologia desenvolvida por ele. Esse conceito é definido como sendo uma ação exterior ao indivíduo (é adquirida ao longo do tempo), geral (está disseminada na sociedade) e coercitiva (existe a influência do meio para que aconteça), ficando clara, assim, a interligação da intolerância com esse postulado.
Além disso, é de grande relevância, também, mencionar Jean-Paul Sartre, que disse: "A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota". Assim sendo é visível que a prática discriminatória em relação à crença é um mal social que deve ser combatido.
Ademais, é importante citar Immanuel Kant, que afirmou: "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Dessa forma, pode-se dizer que é imprescindível que a sociedade seja habilitada educacionalmente para não haver proliferação da intolerância religiosa.
Portanto, medidas são necessárias para a resolução do problema em questão. Assim, o Governo Federal, por meio da mídia, deve realizar propagandas com a finalidade de acabar com o problema. Também faz-se importante que o MEC institua palestras nas escolas, visando incentivar e tornar os jovens mais tolerantes com as religiões distintas a sua. Assim, o Brasil caminhará para um futuro mais isonômico e consiguirá, aos poucos, extinguir o preconceito religioso da sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018