Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por vivi


Os conflitos no Oriente Médio são assuntos pertinentes no cenário mundial, tendo como principais motivos as questões religiosas. No Brasil, essas questões também se fazem presentes. A intolerância religiosa foi causa, por exemplo, da Revolta dos Malês, na qual negros lutavam pela liberdade de praticar seus cultos religiosos. Para reduzir o número de vítimas de discriminação, nesse âmbito, necessita-se romper com os preceitos coloniais instaurados no brasileiro.
Sob tal enfoque, é válido considerar a atuação dos jesuítas no Brasil. No período colonial, os cristãos foram destinados para o território a fim de catequizar os nativos, uma vez que eram considerados povos sem almas,assim como os negros. A partir dessa prática, pode-se compreender que a visão etnocêntrica foi fixada na nação , justificando o escárnio com as crenças diferentes do cristianismo.
Ademais, pode-se ressaltar que , segundo Durkheim, o fato social é exterior e coercitivo. Por conseguinte, as religiões que ficam à margem da cristã são renegadas e discriminadas, e o ato discriminatório é consolidado na sociedade. Culminando no fato dos fiéis de religiões afro-brasileiras serem as principais vítimas da intolerância religiosa de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Sucumbir com a prática de tratamentos diferenciados a pessoas em função de sua crença, portanto, se faz necessário. Segundo Nelson Mandela, a educação é a melhor forma para mudar o mundo. Nessa perspectiva, a escola deve abordar o tema e através de atividades socioeducativas, como gincanas que integram alunos de diferentes crenças, aumentar a inclusão no meio social. A mídia, por sua vez, pode influenciar sobre a perspectiva de funcionalidade daqueles que são vítimas da discriminação, através de personagens de telenovela que adquirem um papel social importante no enredo da história, além de desenvolver campanhas que estimulem as denúncias por atos intolerantes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018