Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


A religião é patrimônio histórico-cultural de um povo, sendo também uma das maneiras criadas pelo homem para explicar e dar sentido à sua existência e a do mundo que o rodeia, bem como dos acontecimentos vividos por ele.
Devido à pluralidade de idéias e diversidade de povos, há demasiadas religiões e crenças que se divergem em muitos aspectos, mas em geral apresentam questões morais, regras e dogmas, sendo estes últimos uns dos principais pontos de discussão.
O próprio questionamento aos ensinamentos religiosos é tido como heresia. Sendo assim, com o avanço do catolicismo, por exemplo, tivemos atos que inflingiram grande sofrimento a determinadas pessoas, bem como um atraso na evolução crítica e científica do ser humano, haja visto o caso de Galileu Galilei e sua teoria do heliocentrismo. Não obstante, a detenção da verdade absoluta deu poder político à igreja católica, levando seus líderes a adaptarem e unirem conceitos próprios aos originais bíblicos, caracterizando os desvios que só seriam questionados mais tarde na reforma protestante de Martinho Lutero. Com base nisso, a possibilidade do ser humano moldar os ensinamentos deveria ser tida como prova da inexistência de uma verdade absoluta.
Os ideias religiosos têm alta taxa de disseminação, o que resulta em doutrinação e interferência na liberdade de crença, como aconteceu com os índios brasileiros na colonização portuguesa.
Em suma, com uma maior aceitação da religião como forma de cultura de um povo e o ensinamento do respeito à variabilidade religiosa, em detrimento da doutrinação infantil, bem como da falibilidade das religiões, por serem criadas e dirigidas por indivíduos com intuitos diversos, pode-se criar um povo mais tolerante.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018