Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Durante o Brasil Colônia, diversos povos vieram para o país, como africanos, portugueses, espanhóis. Com eles, vieram suas tradições, dentre elas, a religião, uma das características que torna o Brasil um país tão miscigenado. Entretanto, mesmo num território com religiões tão diversificadas, a intolerância ainda existe e, para combatê-la, alguns obstáculos devem ser vencidos.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, os adeptos de religiões afro-brasileiras são os que mais sofrem com a discriminação, em seguida, estão os evangélicos e, logo depois, os espíritas.
Além disso, 20% dos episódios de intolerância relatados envolveram agressões físicas. Como exemplo, o caso da jovem carioca que foi morta após sair de um culto umbanda que, segundo acreditavam os agressores, não passava de uma seita.
No Código Penal Brasileiro, consta no artigo 208 que o impedimento ou perturbação de atos relativos a cultos religiosos é considerado crime, a pena é de detenção de um mês a um ano, ou multa. Entretanto, caso haja uso da violência, a pena é aumentada a um terço.
Portanto, torna-se evidente que diante desse cenário algumas ações precisam ser postas em prática. O Estado deve buscar a laicidade perante as ações que intermediar, como está colocado na Constituição, além de aplicar multas mais rígidas aos responsáveis. As escolas devem realizar aulas de ensino religioso, de modo a discutir sobre todas religiões, criando diálogos construtivos com os estudantes. À família, cabe a responsabilidade de ensinar as crianças a serem mais tolerantes, respeitando as opiniões e culturas de diferetes pessoas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018