Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


A intolerância religiosa no Brasil se apresenta como um problema surgido desde o seu descobrimento pelos portugueses, no século XV. Nesse período, os jesuítas impuseram o cristianismo aos índios, desrespeitando, dessa maneira, suas antigas crenças. No século XXI, isso ainda é uma questão problemática e dessa forma duas medidas fazem-se relevantes: a educação visando ao combate da intolerância e o engajamento governamental.
A educação figura como uma forma eficaz de combate à intolerância religiosa, pois para o filósofo Immanuel Kant, o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Nesse sentido, convém estabelecer nas escolas, o ensino religioso, em que seja apresentada as variedades religiosas, principalmente, a afro-brasileira, já que segundo o Jornal Folha de São Paulo, é a religião cujos adeptos mais sofrem discriminação no país.
Além disso, é necessário que o Poder Público esteja engajado em combater esse problema originado na colonização do país. De acordo com o filósofo Confúcio, não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros. Assim, o governo deve proporcionar, por meio das leis, liberdade de crença para todos, independentemente de qual for ou de não tê-la.
Portanto, para se combater a intolerância religiosa são necessários tanto a ação governamental como a conscientização das pessoas sobre a diversidade religiosa. O governo, por meio do Ministério Público Federal, deve criar uma ouvidoria para que sejam apurados e punidos todos os casos de discriminação em razão da crença. Já o Ministério da Educação deve divulgar, por meio da mídia, a diversidade religiosa no Brasil, conscientizando, assim, jovens, adultos e crianças.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018