Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Camila Aires


A intolerância religiosa não é um problema atual, pois desde a Segunda Guerra Mundial, quando Hitler defendia sua ideologia nazista praticando culto ao ódio, contra os: deficientes físicos, homossexuais e principalmente contra os judeus e testemunhas de jeová em função da sua crença religiosa. Entretanto no Brasil temos a total liberdade de praticar culto e manifestações religiosas, porém o preconceito ainda é evidente contra esses atos.
Dessa maneira, no artigo 208 da Constituição Nacional, somos assegurados que mediante a pratica de qualquer ato de ofensa ou violência sobre o sentimento religioso é considerado crime, pois fere a dignidade humana. O crime de ódio começa quando existe o repudio à diferenças, dando lugar ao preconceito e a intolerância que remete a violência, seja ela verbal ou física.
Contudo, pesquisas mostram que as principais vítimas de violência religiosa são os afro-brasileiro, pois apresentam o maior numero de denúncias registradas nos últimos anos. No entanto existem falhas no processo de punição dessas denuncias, uma vez que a pena tem um curto prazo de detenção, e quando acontece o ato de agressão física a pena só aumenta um teço, o que poderia ser mais rigorosa.
Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse, o combate a intolerância religiosa deve começar na educação, o MEC poderia promover campanhas e palestras nas escolas, com psicólogos de forma que discutem o tema com os alunos. De acordo com Immanuel Kant , o ser humano é aquilo que a educação faz dele, sendo assim a Secretaria de Direitos Humanos deveria pedir a revogação do código penal, para que a pena fosse mais rigorosa, com um tempo maior de detenção.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018