Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Snuffles


"Respeito é uma via de mão dupla", ou pelo menos deveria ser. A intolerância religiosa, que afeta milhões de brasileiros, é apenas a reafirmação do preconceito enrustido do ser humano. Nesse sentido, é interessante analisar as consequências que interferem na continuação dessa problemática.
De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um "corpo biológico" por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Sob esse aspecto, a aceitação de crenças divergentes representa um obstáculo para a unificação da harmonia plena. Dessa forma, uma classe minoritária é atingida por discursos de ódio que inflamam a superioridade em uma determinada crença. Tal aspecto permite afirmar que a cultura brasileira figura como um alvo a ser alcançado a fim de que diferentes ideais configurem uma pauta de equilíbrio.
Além disso, vale lembrar ainda o processo histórico enraizado da nossa religião. No período colonial, com a oficialização do cristianismo pela Igreja Católica, houve a segregação, sobretudo, aos escravos africanos. Em pleno século XXI, com a presença de um Estado Laico, é possível observar o desrespeito em convergir com as diversas religiões. Essa divisão possibilita destacar que a educação em valorizar a forma de culto pode ser compreendida como um desafio no Brasil. Prova disso é a formação de uma bancada evangélica que atua de acordo com os preceitos de origem, não mantendo-se neutra com as decisões do Estado.
Torna-se evidente, portanto, que medidas são necessárias para atenuar o impasse. Para isso é fundamental que os Ministérios da Cultura e Educação planejem projetos nas escolas mensalmente com profissionais ligados as áreas de sociologia e filosofia que forneçam palestras e discussões das variadas facetas de dogmas religiosos para que o aluno possa compreender a pluralidade do país. Ademais, é essencial que o próprio indivíduo fiscalize os políticos que utilizam uma doutrina para influenciar o posicionamento. Afinal, como afirmou Immanuel Kant: "O ser humano é aquilo que a educação faz dele"

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018